Reunião de Cooperação Bilateral entre Brasil e Peru

Dias 25 e 26 setembro 2024

Nos dias 25 e 26 de setembro a Comissão Técnica de Biossegurança e Bioproteção da Fiocruz (CTBio), vinculada a Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), realizou, em parceria com a Organização dos Estados Americanos, a Reunião de Cooperação Bilateral entre Brasil e Peru. A reunião aconteceu no campus de Manguinhos da Fiocruz, localizado no Rio de Janeiro. O tema central do encontro abordou as medidas de bioprotecão ditadas pela Convenção sobre a Proibição de Armas Biológicas e Tóxicas (CPAB) e a resolução 1540 (2004) do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). O evento não foi aberto ao público e contou com a presença de membros do Peru, da Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção (SB3), da CTBio e dos Estados Unidos.

A mesa de abertura contou com a presença do primeiro secretário do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores do Rio de Janeiro, de membro do Ministério das Relações Exteriores do Peru, com o representante da VPPCB e presidente da CTBio, Dr Wim Degrave e com representante do Comitê Interamericano contra o Terrorismo (CICTE/OEA) Sra Edith Valles.

Ao longo da primeira manhã do encontro, foram realizadas apresentações a respeito do Sistema de Controle de Exportação de Bens Sensíveis no Brasil e do Controle de Exportação na Área Biológica, proferidas respectivamente, pelo Coordenador-Geral de Bens Sensíveis e por representante da Coordenação de Implementação, Acompanhamento e Controle de Bens Sensíveis na Área Biológica, ambos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Na sequência, o tema “Defesa Biológica” foi apresentado por membro do Departamento de Ciências, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa, seguido pelo tema “Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados apresentado pela representante da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A Biossegurança e Bioproteção na Agropecuária e na Saúde foram apresentadas, respectivamente, por palestrante da Coordenação Geral de Laboratórios Agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária e por representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, do Ministério da Saúde. Para

encerrar a programação do primeiro día de evento, a delegação teve a oportunidade de realizar uma visita guiada, ao Castelo Mourisco.

O segundo día do evento teve inicio com a apresentação institucional da Fiocruz, “Infraestrutura, Atividades e Serviços em Saúde Pública”, realizada pelo Dr Wim Degrave, que na sequência pontuou tópicos da Política Institucional de Biossegurança e Bioproteção (em vías de publicação). A manhã foi finalizada por palestra ministrada por representante da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, cujo tema abordado disse respeito a “Rede Nacional de Laboratórios de Alta Contenção”.

A tarde do día 26 foi finalizada com a visita técnica ao Biobanco da Biodiversidade e Saúde da Fiocruz, infraestructura construida a partir do financiamiento do Ministério da Saúde, que incorpora o projeto “Centro de Recursos Biológicos em Saúde (CRB-Saúde)” alinhado com a Rede Fiocruz de Biobancos bem como ao Centro de Pesquisa, Inovação e Vigilância em Covid-19 e Emergências Sanitárias, ambos localizados no Campus Maré da Fiocruz (Rio de Janeiro). Ambos os centros foram apresentados, pelas suas respectivas coordenadoras.

Published 13 de fevereiro de 2025
Category: Eventos